Sempre penso muito sobre como tomar decisão.
Vejo sempre que existem centenas de variáveis envolvidas, e que sempre alguma delas não esta contemplada no escopo da análise para decidir.
Vamos escrever um algoritimo de IA para ser usado na pratica com problemas de desempate, na tomada de decisão.
Este projeto vai permitir que o usuário faça perguntas,indique que condições vai ter em cada fase do desempate, e indique as fontes para pesquisa de sua pergunta.
Isso quando não erramos o problema. conhecem a história da caneta, De forma sucinta, quando do inicio da exploração do espaço nos idos dos anos 50 e 60 apenas íamos até a atmosfera, e la eram feitas pesquisas, não existiam computadores, e uma maquina de escrever era muito pesada para ser levada. então era necessário escrever.
acontece que os líquidos não caem na gravidade zero então eram complicado escrever com canetas.
sendo assim foram gastos milhões de dólares e criaram uma caneta que escrevia em qualquer lugar.
So que o problema não era a caneta, porque outras equipes escreviam a Lápis.
O erro em identificar o real problema, que era ESCREVER e não a caneta, custou milhões de dólares e muito tempo perdido.
Ou então não temos, não conhecemos todas as informações, dai tomamos as decisões sem saber realmente do que se trata.
Por exemplo, meu genro tomou a decisão de viajar, sem colocar óleo na direção hidráulica do carro, porque apenas informaram que ele deveria completar o óleo, ele por dedução entendeu que seria o óleo do motor, que ele poderia fazer em qualquer lugar e a qualquer momento, isso aconteceu porque tinha o poder de decidir, mas não tinha o conhecimento total do problema.
e assim podemos citar muitas outras situações onde tomar decisão é sempre um erro irreversível.
Como também atuamos na área de gestão empresarial, pensamos que se somos pagos para tomar decisão, não podemos erar, uma coisa e decidir no nosso dia a dia, sobre nos, sobre nossas coisas, outra coisa é sermos pagos e usar os recursos e esforços dos outros e errarmos constantemente.
e Depois ainda corremos para acertar nossos proprios erros, gerando mais custos.
Sendo desenvolvi a TEORIA DO DESEMPATE, com o objetivo de produzir decisões de gestão administrativa de produção próximas da perfeição.
É claro que pode ser aplicada a outras tomadas de decisão, mas quando as variáveis são muito subjetivas, e dependem de fatores humanos psicológicos, a determinação da ação e do resultado é mais difícil, o que prejudica a assertividade da teoria.
É claro os princípios básicos de Administração estão presentes e aqui são tratados como resolvidos.
O princípio conhecido como PCP = que a sequência correta é
Controle, Programação, e Planejamento. Pois como programar algo que não controlamos, e como planejar algo que conseguimos programar.
Sendo assim a teoria do desempate vem nesse contexto, fornecer uma ferramenta que auxiliar nestas três fases do processo.
Teoria do Desempate.
Para cada situação contar um historia. Ou casos verídicos.
Pelo lucro oferecido liquidez rentabilidade.
Critérios de avaliaçao escrever.
inicio da teoria.
Nos sabemos que todos nos fazemos isso, o tempo todo, a cada segundo de nossas vidas somos obrigados, empurrados a fazermos escolhas.
– Se acordamos, se levantamos se tomamos café, se com leite, vamos de carro ou de ônibus,e vamos de jeans ou informal, se . se. Se. Se. Se. Se.
Daí este livro nos leva a pensar que muitas de nossa opções são escolhidas no impluso.
Bom e algumas são muito importante, algumas mudam nossas vidas para sempre. Como vamos saber, qual a escolha certa, esta ou aquela, porque?
Este discurso defende que nos escrever nossas escolhas, nossos critérios, vamos ter uma escolha mais feliz.
Durante cada capítulo vamos ver as varias formas empíricas de escolhas que pesquisamos, e nós vamos discutir cada uma, apresentando uma forma de materializamos e nos beneficiarmos muito mais de melhores escolhas.
Um estudo das nossas escolhas.
Este discurso tem como objetivo simples nos orientar a escrevermos as possibilidades, os caminhos, os critérios, as leis, os gostos, os cheiros, as afinidades, e darmos a cada um peso específico conforme nosso entendimento de importância.
Admitirmos que fazendo escolhas por escrito erramos menos.
A heurística humanística onde regras de conduta podem transformar nossas vidas.
As leis como forma de análise.
Métodos de desempate que usamos naturalmente.
Desempate por necessidade = escolho aquilo que estou necessitando no momento.
Desempate pelos costumes = estamos acostumados a fazer desta maneira.
Desempate por Moral = escolha aquela atitude que é moralmente certa.
Desempate pelo Gosto = gosto disso escolho.
Desempate por afinidade = posso me sentir melhor assim ou com aquela, por alguma afinidade, e esta é minha decisão.
Desempate por experiência , aqui talvez o maior número de erros e o maior número de acertos,por exemplo os químicos, se ele tem 10 processos poções para fazer, ele começa o que deve ser aquecido, e depois o que deve ser moído, e por aí vai.
Está ótimo, mas será realmente temos uma regra por experiência transmitida e não questionada de que essa é a melhor solução?
A nossa prepotência de que já sabemos, que eu sempre fiz assim e deu certo.
A proposta é bem simples, vamos questionar, nosso caminhos, e escreve-los , esta pode a fórmula para encontrarmos muitos outros caminho talvez mais simples e mais rápidos, que os atuais.
Um dos nossos maiores problemas é identificar realmente o problema, o que deve ser verdadeira mente discutido, o que é realmente o objeto de nosso desempate, me contaram a muitos anos atrás uma história que uso sempre quando quero que entendam que identificar exatamente o que queremos mesmo é muito importante.
Nos anos 60 70 80 tínhamos a corrida espacial, que era polarizada pelas EUA e União soviética, esta corrida também era justificada ( os milhões gastos com ela ) com a explicação de eram feitas experiências importantes no vácuo e que com elas a vidas das pessoas seriam melhores, que descobriram a cura disso e daquilo, bom mas tinha um problemas, as anotações que eram feitas com a ajuda de uma prancheta e papel e uma caneta, só que no espaço no vácuo o líquido não cai, e as canetas não funcionavam, A nasa determinou um grupo de cientista e milhões de dólares, para que criasSem uma caneta que escreve-se no espaço , fizeram mais escrevia em qualquer ligar debaixo dágua, etc… , o mais importante era que os russo escreviam a LAPIZ. Moral da história o problema não era a caneta e sim ESCREVER. Esta história deixa claro que podemos gastar milhões tentando resolver o que não é importante. Então de começar a desempatar devemos realmente saber o que vamos desempatar.
Talvez o melhor exemplo de desempate seja o Direito, e também a melhor prova que se estiver escrito erramos menos. As Leis são na verdade regras de desempate, cada lei faz exatamente, descreve, o que vai desempatar para que o juiz proclame a sua sentença.
O que desejamos que nos, façamos o mesmo na administração de nosso dias de trabalho, escrevamos as regras, e daí com base nelas promulguemos as nossas sentenças.
O marketing é um das experiências de desempates mas usadas, pois ele sempre esta se perguntando se questionando, sobre tudo e sobre todos, até que encontre as respostas, mas o que o marketing faz de melhor é escrever suas proposições e dizer porque, desempatando a sua proposta de outras qualquer com base em regras, que ele sempre descreve.
A informática, os programas para os programadores são feitos usando duas formas de desempate, o ALGORITMO , que colocar numa seqüência lógica o que o script deve ensinar a maquina a fazer, e a HEURISTICA que é fazer com o computar possa escolher um caminho entre vários, que estão programados, tb fazendo isso de forma que a maquina desempate entre esta ou a outra opção, é claro sempre por escrito(script)